O projeto deve ter uma concepção estrutural clara, oferecendo o perfeito entendimento do funcionamento da estrutura. São desenvolvidos inúmeros estudos a fim de obter a melhor concepção estrutural atendendo as normas técnicas e de edificações vigentes. São etapas do projeto estrutural a compatibilização com a arquitetura, análise dinâmica da estrutura e de deformações e o dimensionamento dos diversos elementos estruturais quanto aos seus respectivos estados limites.

O escritório desenvolve projetos em alvenaria estrutural, concreto armado e protendido. Estamos adaptados a nova norma de desempenho NBR-15.575:2013.


Alvenaria Estrutural

A Projesoft iniciou os trabalhos com alvenaria estrutural em 1998. Desde então, o emprego da alvenaria estrutural tanto em blocos de concreto, quanto em blocos cerâmicos se acelerou dada a racionalidade e velocidade de execução. A alvenaria estrutural é uma ótima solução para empreendimentos de geometria simples, e hoje, com a evolução dos modelos de cálculo, não se limita a pequenas edificações. Temos cases de até 20 pavimentos no escritório. Para um melhor resultado da metodologia, é primordial a atuação do calculista desde as fases iniciais do projeto, ou seja, o projeto não deve ser desenvolvido isoladamente pelo arquiteto, mas sim em conjunto. Somando-se as boas práticas de projeto, garante-se um empreendimento econômico.

O cálculo do carregamento da alvenaria estrutural é precisa, pois são computados os pesos reais das alvenarias (furo grauteado ou não, canaleta concretada, etc.), espessuras de revestimento internas e externas. Evitando-se as aproximações, atingem-se vigas de transição menores (quando necessário) e fundações mais econômicas. Como resultado do projeto, fornecemos planta com a modulação da alvenaria e vãos, elevações de todas as paredes estruturais com detalhes de armação.


Elementos
  • Lajes maciças com armação em tela soldada
  • Lajes pré-moldadas
  • Escadas e vergas pré-moldadas
  • Vigas de transição
  • Pilotis sobre baldrames

Edifício em alvenaria estrutural de 20 pavimentos Edifício em alvenaria estrutural de 20 pavimentos.
Baldrames acoplados as estacas sem blocos. Arranques para alvenaria. Baldrames acoplados as estacas sem blocos. Arranques para alvenaria.
Dilatação entre parede e laje de cobertura Dilatação entre parede e laje de cobertura.
Vergas pré-moldadas em aberturas Vergas pré-moldadas em aberturas.
Alvenaria estrutural Alvenaria estrutural.
Alvenaria estrutural Alvenaria estrutural.

Concreto Armado e Protendido

Em busca de maior flexibilidade de uso e modulação, os arquitetos há tempos pedem maiores vãos. Em estruturas de concreto armado, os grandes vãos provavelmente são inviabilizados pelo custo. O concreto protendido é o metódo construtivo mais empregado pela escritório atualmente . Dado o barateamento dos componentes de protensão, e da disseminação da solução no mercado, a solução em concreto protendido tornou-se econômica. Além de não trazer dificuldades de execução a obra, porque os cabos são engraxados e os equipamentos empregados são leves.

A protensão não aderente (a mais empregada em edifícios) resolve este problema, já que reduzem significativamente as flechas e a armadura passiva. Nós a empregamos em duas situações: laje plana maciça e lajes nervuradas. Com as novos sistemas de escoramento específicos para as lajes nervuradas sua utilização é vantajosa pela velocidade de execução, menor consumo de materiais e da menor mão de obra empregada.

Para situações de restrição do gabarito vertical ou de interferências com instalações prediais, a solução de laje plana maciça protendida com protensão parcial e monocordoalha engraxada é a mais indicada. Possibilidade de armação de lajes com tela soldada.

Elementos
  • Laje maçica com armação passiva
  • Laje maçica plana protendida
  • Lajes nervuradas
  • Lajes nervuradas protendida
  • Pisos industriais


Totvs Edifíciio comercial pré-moldado com laje nervurada protendida.
Totvs. Grandes vãos.
CLL - Damiana Laje nervurada protendida
Cintires apart-hotel Garagens.
Cintires apart-hotel Grandes vãos em edifício hoteleiro
Agência Caixa - Nova Cantareira Liberdade para instalações com laje plana