Projeto de Contenções e Fundações

Hoje, os empreendimentos focam no aproveitamento máximo do subsolo (vagas de garagem e utilidades). Por consequência, mais pavimentos de subsolos e mais custos. Assim, desafios e complicações para a execução de contenções e fundações são comuns.

Para o desenvolvimento do projeto de fundações e contenções são objetos de estudo: os níveis das construções vizinhas, cargas e investigações geotécnicas (sondagens, ensaios, poços de prova, etc). Após análise, será escolhido o tipo de fundação/contenção mais adequado, sob aspectos técnicos e econômicos. Além do método construtivo, em conjunto com a construtora.

Como produtos desta etapa, fornecemos planta para locação dos ensaios de sondagem a percussão com medidas de torque / rotativa e critérios de paralisação, em função dos possíveis pontos de carga da estrutura, planta de escavação com cortes de terreno junto aos vizinhos, formas das fundações e detalhamento com resumo de materiais.

Para auxílio em campo realizamos: Acompanhamento técnico para validação, monitoramento "in loco" para soluções provisórias ou intervenção imediata, modificações de projeto que eventualmente se fizerem necessárias durante o andamento das fundações e contenções.

Fundações
  • Elementos de fundação com transferência de cargas direta (sapatas, tubulões e radier)
  • Estacas escavadas (hélice contínua, raiz, escavadas e strauss)
  • Estacas cravadas (pré-moldadas, metálicas ou franki)

Contenções
  • Cortinas de perfis metálicos com ou sem tirantes. Prancheamento com painéis ou maciças
  • Muros de arrimo à flexão (com contrafortes e mistos com alvenaria estrutural). Muros de gravidade
  • Solo grampeado

Cortina de contenção atirantada Cortina maciça atirantada em 2 níveis. Uso de viga metálica de travamento.
Solo Grampeado Solo grampeado com altura de 15m e 5 graus de inclinação.
Muro de contrafortes Muro de contraforte com blocos de concreto. Tirantes em 2 níveis.