Concreto Protendido
Em busca de maior flexibilidade de uso e modulação, os arquitetos a tempos pedem maiores vãos. Em estruturas de concreto armado, os grandes vãos provavelmente são inviabilizados pelo custo.

O concreto protendido é o metódo construtivo mais empregado pela Projesoft atualmente. Dado o barateamento dos componentes de protensão, e da disseminação da solução no mercado, a solução em concreto protendido tornou-se econômica. Além de não trazer dificuldades de execução a obra, porque os cabos são engraxados e os equipamentos empregados são leves.

A protensão não-aderente (a mais empregada em edifícios) resolve este problema, já que reduzem significativamente as flechas e a armadura passiva. Nós a empregamos em duas situações: laje plana maciça ou laje cogumelo . Com as novos sistemas de escoramento específicos para as lajes cogumelo sua utilização é vantajosa pela velocidade de execução e da menor mão de obra empregada.

Para situações de restrição do gabarito vertical ou de interferências com instalações prediais, a solução de laje plana maciça protendida com protensão parcial e monocordoalha engraxada é a mais indicada.

.