Fundações
Entendemos que as fundações são extensões da estrutura e não devem ser tratadas como uma disciplina a parte. Com esse pensamento, a Projesoft integrou em um mesmo ambiente os modelos de cálculo estrutural e de fundações, evitando a inconsistência de dados ou o uso de falsas premissas.

Com os dados dos esforços dos pilares de sustentação e capacidade de carga e material percursionado advinda da sondagem (entre outros ensaios) são analisados as tensões admissíveis em cada uma das camadas do solo. Assim, são realizados os comparativos entre os diversos tipos de estaqueamento: estacas cravadas (pré-moldadas, metálicas ou franki) e estacas de escavadas (hélice contínua, raiz, escavadas e strauss), viabilizando inclusive a geometria do bloco mais econômico.

Em elementos de fundação com transferência de cargas direta (sapatas, tubulões e radier), o cálculo se resume a análise de tensões admissíveis. Em casos sofisticados (por exemplo, alto-fornos) executamos o estudo de deformações dos maciços em função de carga aplicada.

Como produtos desta etapa, a Projesoft fornece planta para locação dos ensaios de sondagem a percussão com medidas de torque / rotativa e critérios de paralisação, em função dos possíveis pontos de carga da estrutura, planta de escavação com cortes de terreno junto aos vizinhos, fôrmas das fundações e detalhamento com resumo de materiais.

 

Grafico de capacidade de estaca
Gráfico de capacidade de estaca do software CapCarga (desenvolvimento próprio)